O Brasil e a Educação
Não te esqueças, Brasil, que a Educação
É o teu melhor futuro desde agora,
A grandeza da Pátria que se enflora,
A fim de ser do mundo o coração...
De tua juventude em formação,
Afasta a ignorância que apavora,
Encarcerando almas como outrora,
Submissas à fé sem a razão...
Investe em mais escolas e liceus
Aos que tenham acesso os filhos teus,
Sem distinção de raça nem de crença...
Somente a Educação no lar terrestre,
Sob as benesses do Divino Mestre,
Há de tornar-te uma Nação imensa!...
Pedro de Alcântara
(Página recebida pelo médium Carlos A. Baccelli, em reunião pública da Casa Espírita “Bittencourt Sampaio”, na manhã de sábado do dia 4 de Junho de 2022, em Uberaba – MG).
Bom dia, Amigos Espirituais visíveis e invisíveis! Amor, Luz e Paz! Educação no lar terrestre é o caminho da paz íntima e em toda a sociedade dos filhos de Deus! Um abraço fraternal! Cadichon Pirilampo (07:10)!!!
ResponderExcluirBom dia Pedro de Alcântara e Baccelli. Meu cordial reconhecimento ao sentimento que o senhor ainda nutre pelo Brasil. Encantadores seus sonetos. De uma sensibilidade que toca a minha ainda indignada com tanta violência e mortes por falta mesmo de uma educação ilibada nos lares do nosso país e do mundo não é mesmo? O senhor teria vontade de novamente reencarnar no Brasil juntamente com outros grandes espíritos que já se encontram na lide da Educação, da Caridade como num todo? Queria se possível e caso mereça a sua resposta. Fique em paz meu querido e que o Mestre Jesus reconheça que ainda existe a esperança em dias melhores para nossa Pátria, Coração do Evangelho para o Mundo. Fraternal abraço para os dois. Aécio Emmanuel César.
ResponderExcluirAh, irmão Pedro! Falar em Educação no Brasil chega a dar vontade de chorar. A história se repete, ricos estudam , pobres crescem e vendem a força de trabalho. Com a pandemia aumentou o abismo social da educação. Milhares de crianças de 9 anos não sabem ler ou escrever. O sucateamento das escolas públicas, o corte de verba feito nas universidades federais, a desvalorização do docente, a miséria infantil, enfim; todas as mazelas sociais que conhecemos nos dizem que estamos longe, bem longe de ser referência na área da educação. Sou pessimista a médio e longo prazo. Infelizmente. Abraços fraternos.
ResponderExcluirBom dia. Enquanto houver necessidade de mão de obra barata, não haverá investimento em educação para os pobres. É reserva de mercado, ou seja, pobre, semi letrado, trabalha quase de graça e quando adoece nada tem. Abraços.
ResponderExcluir